top of page

Conheça alguns projetos com os quais estamos envolvidos.

Design sem nome.png

O Projeto Observatório do Turismo da Serra Gaúcha disponibilizará para a comunidade regional uma plataforma para acesso integrado aos Módulos Turismômetro, Identidade, Destinos 360º e Geotur, desenvolvidos pelo NID ODITT. Este observatório abrangerá 49 municípios da Região Funcional 3 do RGS,  tendo suas primeiras entregas aos atores regionais previstas para ocorrerem no primeiro semestre de 2024. As ações são financiadas com verbas da Consulta Popular do RGS 2020, repassadas via Corede Serra em 2022.    

O projeto Turismômetro contempla o desenvolvimento de metodologias e requisitos para a produção de um sistema de Registro e Quantificação de Fluxos Turísticos. . 

O projeto Identidade - Identificação da Demanda Turística contempla o desenvolvimento de metodologias e requisitos para a produção de sistema de apoio ao Monitoramento do Turismo, com ênfase na Caracterização do Perfil de Visitantes e do seu comportamento de viagem

O projeto Destino 360° contempla o desenvolvimento de metodologia baseada em dados abertos para a construção de um painel de indicadores para Monitoramento do Turismo com ênfase na Gestão da Sustentabilidade em Destinos Turísticos conforme dimensões e focos propostos pela Rede de Observatórios INSTO/OMT. 

O projeto Geotur contempla o desenvolvimento de um diretório georreferenciado para acesso a dados, informações e estudos sobre a Serra Gaúcha

Design sem nome (6).png

MAPITUR é metodologia desenvolvida pelo NID ODITT baseada no uso de ferramentas gratuitas e orientada para a produção de bancos de dados geoespaciais da oferta turística. Com ela é possível produzir rapidamente cartografias que oportunizam uma melhor compreensão da presença e da distribuição de recursos turísticos nos territórios facilitando assim o reconhecimento de padrões e condições para o desenvolvimento turístico. Terá sua aplicação realizada para toda a Serra Gaúcha pelo Observatório do Turismo da Serra Gaúcha. 

CityLivingLab_Color reduzido.png

Uma cidade é um laboratório vivo para a inovação. Um Living Lab pode ser visto como um ambiente de inovação e uma abordagem de inovação. O Living Lab engloba dimensões sociais e tecnológicas simultaneamente em uma parceria entre negócios-cidadãos-governo-academia. Trata-se de um ecossistema onde diferentes parceiros trabalham lado a lado, compartilhando conhecimento enquanto interagem com uma ampla variedade de conhecimentos e tecnologias, induzindo assim um terreno fértil para inovação, pesquisa e comunicação interdisciplinar.

cnpq-logo-7.png

Potencialidades e condições para o desenvolvimento do Turismo Científico no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul.

Projeto desenvolvido pela UCS em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o Centro de Investigación em Ecosistemas de La Patagônia (CIEP) e a International Scientific Tourism Network (ISTN). 

Financiado pelo Edital Universal CNPQ 2023 (Chamada n° 10/2023). 

(em breve mais informações)

logotipo-Ciep-06-ajustado_edited_edited.jpg

PATSER - Ecosistema, cambio climático y vínculos socio-ambientales a lo largo del continuo oceánico continental. Investigación socio-ecológica a largo plazo en la Patagonia.

Objetiva compreender a função dos ecossistemas e suas respostas a pulsos e estressores para determinar o equilíbrio seguro entre a mudança global e o uso local do solo. A pesquisa interdisciplinar enfoca o estudo de sistemas sociológicos e ecológicos interconectados no centro-oeste da Patagônia (44-48⁰ S) com vistas à compreender a função dos ecossistemas e suas ligações ao longo do espectro existente entre os sistemas terrestres de água doce e os sistemas marinhos interiores (fiordes). A proposta está baseada na infraestrutura existente e inclui redes de monitoramento e sensores dentro dos ecossistemas do espectro mencionado.

O componente humano desse espectro natural considera tanto o legado da atividade antrópica pré-histórica (incêndios, padrões de ocupação e paleogeografia), quanto o desenvolvimento moderno e as tendências do uso do solo, que ocorrem em uma região com mais de 50% de sua superfície designada como Áreas protegidas. Para isso, desenvolve uma investigação coordenada de sistemas sócionaturais que cobre múltiplas escalas por meio de três linhas de pesquisa:

1) Dinâmica da paisagem: Ecologia da paisagem (Paleoecologia, Ecologia Florestal, Hidrologia, Limnologia, Ecologia Aquática,

2) Ecossistemas marinhos: Oceanografia, Geofísica, Pesca, Biologia Marinha,

3) Interações homem-ambiente: Arqueologia, Antropologia, Geografia, Sociologia, Economia Ecológica.

Participam e colaboram deste projeto na linha 3 os pesquisadores do NID ODITT:

Fabien Bourlon, Pascal Mao, Pablo Szmulewicz, Laura Rudzewicz e Michel Bregolin. 

logo hindre 2.jpg

H. IND. RE - Hotel Industry Resilience

Projeto de pesquisa internacional sobre Resiliência em Meios de Hospedagem. Desenvolvido em parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade de Roma Tor Vergara (Itália).

bottom of page